Passe Livre Estudantil 2018: Cadastro, Como funciona e Regras

O Passe Livre Estudantil 2018 é mais uma iniciativa para ajudar a manter o aluno em sala de aula. O Passe Livre Estudantil 2018 exige um cadastro e funciona em algumas cidades brasileiras com regras simples. Saiba mais a seguir!

Passe Livre Estudantil 2018

Passe Livre Estudantil 2018

✓ Veja ainda como realizar a Matrícula Fácil 2018!

Como Funciona o Passe Livre Estudantil 2018?

Não é apenas dando o material didático e a merenda que um aluno da rede pública de ensino consegue manter-se em sala de aula. Às vezes o transporte é um problema, em especial quando a escola não é tão próxima da residência. Por este motivo foi criado o Passe Livre Estudantil

O Passe Livre Estudantil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os governos estaduais e municipais para fornecer passagens no transporte público para os estudantes da rede pública de ensino. Eles são o público beneficiado porque não podem pagar por seus custos e necessitam de uma ajuda financeira, aumentando as chances dos jovens finalizarem o ensino de base.

A passagem fornecida por meio de cartão digital para ser usado no transporte público durante o período letivo. O cartão é recarregado todos os meses com os créditos correspondentes aos dias de aula, mas sem funcionamento nos fins de semana.

Durante as férias não há recarga!

Ele é acima de tudo um direito conquistado pelos estudantes depois de muita luta. Em muitas famílias a parte mais complicada do orçamento é o transporte para estar em sala de aula. Então é de grande ajuda para manter o jovem no ensino de base.


Regras para obter o Passe Livre Estudantil

Para ter direito ao benefício é preciso cumprir algumas regras. A principal é realmente precisar de um Passe Livre Estudantil 2018 através da renda. É preciso ter uma renda familiar baixa de até um salário mínimo e assim o aluno recebe. 

Ele precisa também:

  • Estar matriculado na rede pública de ensino – ensino fundamental, médio e superior;
  • Ser família de baixa renda, fato que é estipulado pelo Cadastro Único, com até um salário mínimo e meio. 

Obedecer à distância máxima de deslocamento entre a residência do aluno e a escola é importante. Mesmo que ele more muito longe pode não conseguir mais de uma passagem por exemplo. Há um raio de quilometragem em cada cidade para fornecer a passagem e evitar fraudes.

➟  Tire só boas notas com a ajuda do:
 Caderno do Aluno respostas 9 ano
 Caderno do Aluno respostas 8 ano


Cadastro Passe Livre Estudantil 2018

Para fazer o cadastro no Passe Livre Estudantil 2018 é necessário procurar a Secretaria do Transporte ou da Mobilidade de seu estado que fornece o benefício. Alguns fazem isso online e outros apenas pessoalmente com os documentos necessários. O cadastro pode ser feito em qualquer época do ano.

É preciso ter em mãos para o cadastro pessoalmente:

  • Comprovante de matrícula de ensino;
  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência.

Após finalizado o cadastro gratuito é só esperar o cartão ser confeccionado e o benefício começa a valer. 

Atenção: As passagens não são acumulativas! Elas vencem todos os meses e uma nova recarga é efetuada para evitar fraude ou aluguel. Para garantir maior segurança ainda em alguns Estados há o cadastramento de digital para apenas o aluno beneficiado poder ter acesso à gratuidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário