Inscrição Fies 2018: Regras, Como se cadastrar e Aditamento

O financiamento estudantil do Governo permite a jovens e adultos de baixa renda estudar em nível superior pagando depois. Mas para ter direito é preciso fazer corretamente a inscrição Fies 2018. O processo de Inscrição Fies 2018 é gratuito e muito simples, mas existem regras para conseguir o financiamento. Saiba mais!

Inscrição Fies 2018

Inscrição Fies 2018

Como funciona o programa a inscrição Fies 2018 

O Financiamento Estudantil é um programa do Governo Federal criado em conjunto com o Ministério da Educação para aumentar as chances de acesso ao ensino superior no Brasil. Funciona a mais de 10 anos e beneficiou milhares de universitários brasileiros. 

A proposta é abrir vagas nas faculdades e universidades privadas no Brasil para quem não pode pagar por agora os estudos. O aluno passa pela seleção de vagas e se for aprovado deve ter os estudos pagos por enquanto pelo Governo Federal. A verba é destina exclusivamente para esta finalidade. 

Os próximos passos são terminar a graduação e pagar a dívida. O diferencial de um financiamento bancário comum é ter juros mais baixos e prazo maior para pagamento. A dívida deve ser quitada até 18 meses depois de se formar, um período considerado agradável para o aluno se organizar financeiramente.


Regras Fies 2018

Para conseguir entrar no projeto não basta apenas realizar a inscrição Fies 2018É preciso cumprir as regras básicas estabelecidas no programa. São elas:

  • Não ter diploma de graduação;
  • Não ser aluno através do ProUni – não pode ter os dois programas;
  • Ter feito no Enem no ano anterior;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou ser aluno da rede privada na qualidade de bolsista.

Se todos os requisitos acima dispostos não forem cumpridos o aluno não tem chance de conseguir o financiamento. 


Como fazer inscrição Fies 2018 – Cadastro

inscrição Fies 2018 é realizada online através de site específico criado para o programa. O aluno deve fazer seu primeiro acesso criando login e senha e a usar para todos os demais acessos em caso de necessidade. 

O cadastro para realizar a inscrição Fies 2018 é realizado no site de forma gratuita. O passo a passo é:

  • Entrar no sistema criando login e senha;
  • Preencher os dados e enviar o formulário para análise.

Caso seja aprovado o estudante recebe informação dentro do próprio sistema. É indicado o banco o qual deve efetivar o contrato. Os documentos necessários para levar até a instituição financeira são:

  • Documento com foto do estudante e o fiador;
  • Comprovante de endereço do estudante e do fiador;
  • Comprovante de renda do estudante e do fiador.


Aditamento Fies 2018

O aditamento é um processo simples de ser feito e necessário. O aluno estudando através do Fies deve todos os semestres comprovar a sua presença em sala de aula e isso é feito por um processo de renovação virtual chamado de ‘aditamento’.

No término de cada semestre o aluno deve retornar ao site que realizou a inscrição Fies 2018 e selecionar a opção correspondente ao processo disponível na tela. Preencha os dados básicos pedidos, imprima o documento e leve até o setor responsável de sua faculdade. E já está feito!

O processo do aditamento possui data limite e período informado no calendário do site. Caso o prazo não tenha sido cumprido a matrícula é suspensa e o financiamento perdido. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário