ENEM 2018 inscrições: Provas, Edital, Resultados e Participantes

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por sua sigla Enem, é a prova mais importante dos concluintes do ensino de base. O ENEM 2018 inscrições acontece todos os anos durante um período curto, por isso é importante ficar ligado no calendário. O processo do ENEM 2018 inscrições é gratuito para aluno da rede pública e fácil de fazer. saiba mais!

ENEM 2018 inscrições

ENEM 2018 inscrições

Edital do Enem 2018

A prova do Enem é realizada tradicionalmente no mês de novembro, sempre nos primeiros fins de semana. Ao contrário de algumas edições a prova foi dividida em dois domingos para beneficiar aos candidatos sabadistas de algumas religiões. O período de avaliação deve ser mantido no turno da tarde, das 13h às 19h. 

ENEM 2018 inscrições

Os dias de prova são divididos em disciplinas de humanas e exatas de acordo com o conteúdo programático do ensino médio, envolvendo os três anos. Qualquer mudança em livros cobrados para a disciplina literatura ou nos moldes da prova são informados no ano anterior para as escolas se programarem com suas aulas. Por enquanto não há mudanças para o Enem 2018. 

O edital para o ENEM 2018 inscrições com data de pagamento do boleto é lançado no mês de março informando dia e hora da prova e abrindo o período de inscrições. A prova é de múltipla escolha (marcar a, b, c, d ou e) com marcação de um gabarito com uma redação. 


Enem 2018 inscrições

ENEM 2018 inscrições iniciam no segundo trimestre do ano. São realizadas apenas online através do site oficial do Inep por meio de cadastramento de dados pessoais. Para se pré cadastrar não paga nada mas há uma taxa a ser paga em boleto para custear os valores da organização do exame. 

O cadastro virtual é único por CPF. Uma vez cadastrado para a prova deste ano o aluno deve apenas voltar ao sistema com o mesmo login (CPF) e senha e realizar a nova inscrição. Caso não lembre a senha uma série de perguntas pessoais surge na tela por meio do botão “esqueci minha senha” e ele pode criar uma nova senha.

A taxa do Enem pode ser paga via boleto nos bancos e lotéricas brasileiros, online ou presencialmente. São isentos do pagamento concluintes do ensino médio e alunos bolsistas desde que enviem seus dados e solicitem a isenção no prazo informado no edital Enem 2018. 


Resultados da prova do Enem 2018

Logo após os dois fins de semana de prova os alunos recebem virtualmente a nota do Enem 2018. Ela é informada no mesmo site do sistema o qual foi realizado o cadastro. Basta digitar o CPF e senha nos campos correspondentes e o resultado da avaliação é exibido na tela. 

Os próximos passos para fazer valer o ENEM 2018 inscrições e usar esta nota em vestibular depende da instituição escolhida. Algumas privadas apenas pedem apenas que se informe o CPF e se fez o teste e já buscam. Outras plataformas também são integradas com o site do Inep como o Sisutec para quem busca vagas no ensino superior gratuito. 

As notas do Enem podem ser contestadas no sistema da prova se o aluno acreditar que não foi justa a sua avaliação. Mas antes de pedir revisão (muito comum em uma redação) é importante analisar se você marcou tudo corretamente. No momento da prova leia o seu tipo de gabarito, onde assinar e use a caneta da cor indicada. 

E claro! Para ter resultados ainda melhores conte com as respostas do Caderno do Aluno.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário