ENCCEJA 2018: Inscrições, Edital, Datas e Provas

Encceja – o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um dos exames mais importantes para conseguir concluir o ensino de base para quem não fez o estudo regular. O Encceja 2018 abre inscrições em diversos momentos do ano e é muito simples participar do teste. O Encceja 2018 é gratuito e vale como conclusão do ensino fundamental ou médio. Saiba mais!

ENCCEJA 2018

ENCCEJA 2018

➜ Saiba como realizar a sua inscrição no ENEM 2018!

Como funciona o Encceja 2018?

O Encceja é o exame que certifica que um aluno está formado no ensino fundamental ou médio quando ele não fez este tipo de graduação de forma tradicional. Quem por diversos motivos não teve a oportunidade de sentar em uma sala de aula na infância pode voltar com os estudos para educação de jovens e adultos. 

O conteúdo do ensino fundamental ou médio passado em sala de aula para os adultos é o mesmo dos estudantes do ensino regular. Estuda-se por livros e apostilas em formato ead ou em sala de aula e depois é preciso comprovar o conhecimento. Para isso existe a prova do Encceja

A prova é anual e aplicada em diversas cidades brasileiras. São testes diferentes: um para ensino fundamental e outro para o ensino médio. O aluno se inscreve em qual deseja se formar, responde à prova e se obtiver a pontuação mínima recebe o seu certificado. Pode fazer uma prova por vez, uma para o fundamental e outra para o médio


Edital Encceja 2018

O Encceja 2018 não é um vestibular ou concurso público mas obedece algumas normas estipuladas pelo Ministério da Educação. Uma delas é ter a publicação de um edital explicando todas as regras, conteúdo programático da prova e calendário. 

O edital do Encceja é lançado entre os meses de junho e agosto como acontece todos os anos. O aluno deve ler com atenção as informações e obedecer a tudo o que foi descrito. Deve comparecer no dia da prova como informado no seu cartão de inscrição e realizar o teste.

 

Mudanças no conteúdo programático são avisadas um pouco antes pelo Ministério da Educação para as escolas de ensino de base para jovens e adultos se programarem. No mais é só fazer a prova e buscar o certificado de formação de curso. 


Datas e Provas Encceja 2018

O calendário do Encceja 2018 começa as suas provas sempre com inscrições a partir de julho e provas em setembro. Nos últimos cinco anos vem seguindo esse cronograma sem alterações mas pode sofrer mudanças de acordo com o início do ano letivo para os alunos. 

As provas são de múltipla escolha (marcação de letras) com marcação de gabarito. Para o ensino médio há uma redação e o conteúdo é o mesmo determinado pelo MEC para os alunos regulares. 


Inscrilões Encceja 2018

Todos que desejam uma certificação de ensino fundamental ou médio e não a tiverem podem se inscrever no Encceja 2018. A inscrição é gratuita. 

Preencha os dados pessoais e aguarde a marcação da prova. O resultado da aprovação ou não é divulgado no mesmo site.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário