Aditamento Fies 2018: Como fazer, Simplificado, Não se Simplificado

Todos os alunos participantes do Financiamento Estudantil devem realizar o aditamento Fies 2018. O processo do aditamento Fies 2018 renova o vínculo com o Governo Federal, o MEC e a instituição de ensino. E é muito fácil de fazer, confira a seguir!

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

Aditamento Fies 2018

Após conseguir o Fies 2018 o aluno deve sempre comprovar a sua presença em sala de aula. Isso é feito não por controle do aluno mas por meio do aditamento Fies 2018. O processo é cobrado duas vezes ao ano: ao final do primeiro semestre e ao final do segundo. 

O Financiamento Estudantil é uma linha de crédito especial para custear os estudos do ensino superior. Possuem direito alunos de baixa renda de escolas públicas ou bolsistas que já não tenham uma graduação. Professores da rede pública de ensino também podem financiar seus estudos para expandir ainda mais a graduação. 

O aditamento é uma das formas do programa governamental garantir que apenas alunos que estejam estudando recebam a verba para pagar com até 18 meses após a graduação finalizada. Por meio da renovação o aluno comprova e continua com vínculo. Caso não seja feito o aditamento o valor é suspenso para a instituição de ensino e mais vagas são abertas. 

 


Como Fazer aditamento Fies 2018?

Para realizar o aditamento Fies 2018 o aluno deve esperar o prazo do sistema em primeiro momento. Quando finaliza o semestre universitário já pode acessar o sistema e se encontrará disponível. 

O passo a passo para realizar o aditamento é:

  • Entrar no site do SisFies clicando aqui;
  • Entrar no sistema pessoal usando seu login e senha – os mesmos usados para o cadastro em primeiro momento;
  • Preencher o formulário atualizando as informações e enviar para o sistema;
  • Imprimir o documento. 

O documento gerado na tela do aditamento Fies 2018 deve ser entregue na universidade ou faculdade. Com ele entregue a instituição confirma o recebimento no sistema e o vínculo com o programa está renovado. 


Aditamento Fies 2018 – Simplificado e Não Simplificado

Existem dois tipos de preenchimento de formulário para o aditamento Fies 2018: simplificado e não simplificado. 

No modelo simplificado o aluno apenas confirma as informações no sistema e clica em “enviar”. Esse tipo de aditamento acontece quando não se mudou o curso, instituição e nenhuma informação educacional importante. Este é o mais rápido. 

Quando foi alterado o curso (o que é possível de fazer mesmo durante o financiamento) ou a instituição de ensino é preciso alterar no sistema durante o aditamento Fies 2018. Neste caso é preciso alterar no cadastro e antes de enviar. 

Atenção: Nos dois casos é necessário primeiro entrar no sistema e realizar o envio do formulário!

Mas no aditamento não simplificado além da cópia para a instituição de ensino deve-se ir ao agente financeiro (o banco o qual o contrato foi assinado) e entregar uma cópia do documento gerado no sistema para alteração. 

Este tipo de alteração possui um prazo de até dez dias depois do formulário ter sido preenchido online para ser alterado junto ao banco. Encerrado o prazo o aluno pode perder o Fies porque não confirmou a mudança e a verba enviada pelo Governo não será entregue na universidade correta.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário